Poço Encantado BA

poço encantado1O lugar é misterioso, algo de mágico envolve a atmosfera. Ao chegar avistei morros que se elevam delineando seus contornos no céu meio encoberto por nuvens, que ora permitem chegar até nós os raios do Sol, astro que aqui parece exercer sua majestade com mais imponência.

A rocha exposta como ferida em meio à vegetação indica o acesso a uma fenda por onde o escadario esculpido na encosta desaparece. Um convite à aventura na escuridão que se precipita gruta adentro. Uma corda guia os passos até o fundo, lampiões iluminam tenuemente o caminho. Minha sombra esgueira-se pelo teto entre as estalactites que avançam sobre mim como lanças projetadas pacienciosamente pela natureza.

Meus pés buscam temeroso o próximo degrau natural onde se apoiar, por vezes escorregam até a pedra mais próxima, que lhe serve de apoio.

Noventa metros abaixo  se sentia o peso do ar, o ruído do silêncio… murmura-se, pois não se pode elevar a voz. A natureza clama por silêncio, para que não se quebre o encanto que naquele momento desabrocha diante de meus olhos.

A escuridão é expulsa. Um raio de Sol penetra na fenda e projeta-se sobre as águas de um lago que habita sonolento o fundo daquela gruta, e ao receber sua luz espreguiça-se num azul magnífico, peculiar das turmalinas, iluminando magicamente meus olhos extasiados, penetrando minha memória através de minhas retinas, de onde jamais se apagará.

Este é o Lago Encantado que conheci em Itaetê, na Bahia, Chapada Diamantina, onde minha alma banhou-se de luz e de silêncio.

Isiara Mieres Caruso.

31/07/2002 Itaetê

Deixe um comentário

